2011: criação do The Ebook Alternative
Fundada por um livreiro em 2011, em Lyon, a TEA (antigo nome da Vivlio) tem um objetivo claro: oferecer uma alternativa europeia que respeite a cadeia do livro.
Desde 2011 que a Vivlio é líder europeia na área da leitura digital. O nosso modelo: a aliança entre livrarias europeias, com o objetivo de oferecer uma alternativa credível aos gigantes da Internet.
Liberar as mentes, alimentar a imaginação: para permitir que os livreiros enfrentem os desafios da nossa época, sejam eles ecológicos ou sociais, optamos por agir ao seu serviço.
A nossa missão é apoiar os livreiros, que estão na linha da frente da luta pela leitura, oferecendo-lhes um ecossistema digital poderoso.
Não devemos substituí-los, mas sim ajudá-los tanto quanto nos for possível.
E que tal passar para a leitura digital? Deixe-se levar por uma viagem em que os seus livros ficam acessíveis em qualquer lugar, a qualquer hora, sem limites.
Simples, económica, «slow-tech», sem ligação à Internet e com um ecrã mate que protege os olhos: o leitor eletrónico Vivlio é a ferramenta ideal ao serviço dos leitores.
Leve os seus livros para todos os seus ecrãs graças à aplicação Vivlio e dê uma nova dimensão às suas leituras no smartphone, na Internet e no tablet.
Representamos uma alternativa europeia face às ambições hegemónicas das multinacionais do setor digital. Descubra os nossos serviços dedicados aos profissionais.
Fundada por um livreiro em 2011, em Lyon, a TEA (antigo nome da Vivlio) tem um objetivo claro: oferecer uma alternativa europeia que respeite a cadeia do livro.
Rapidamente, livrarias, editoras e distribuidoras perceberam o potencial. A Système U, a Cdiscount, a ESMOD, a Montbarbon, a Hachette, a Bayard e ainda a HarperCollins juntaram-se a esta aventura.
A Cultura decide disponibilizar os e-readers Vivlio aos clientes dos seus espaços culturais. O sucesso é imediato.
Em 2019, The Ebook Alternative mudou de nome e passou a chamar-se Vivlio. Uma escolha que não é de forma alguma fortuita, uma vez que significa «livro» em grego.
A Divibib, líder europeia no setor das bibliotecas, escolheu a Vivlio, optando pelo CARE, o sistema de DRM desenvolvido pela Vivlio.
Em junho de 2020, o grupo Standaard Boekhandel/Club (a maior cadeia de livrarias da Bélgica) juntou-se ao universo Vivlio. A entrada desta importante marca constitui um passo importante na história da Vivlio, que demonstra assim a sua capacidade de crescer e de suportar infraestruturas de grande dimensão.
Com a entrada da E.Leclerc na aliança Vivlio, é um gigante da distribuição cultural que aposta numa empresa francesa para a sua oferta digital.
Em 2023, a Vivlio adquiriu a Bookeen, fabricante francesa de leitores digitais, tornando-se assim o líder europeu no setor dos leitores digitais.
Casa Del Libro, livraria histórica em Espanha com mais de um século de existência, aposta na solução Vivlio para dar o salto para o livro digital.
A Continente / Note junta-se à aliança de livrarias europeias reunidas em torno da solução Vivlio, com o objetivo de se estabelecer de forma duradoura em Portugal.
Na Vivlio, acreditamos que a leitura, garantia da pluralidade de expressões e veículo de emancipação, é um bem comum: devemos protegê-la.
Perante os imensos desafios, a amplitude da missão e o panorama competitivo, as meias medidas não bastam: é necessária paixão. E ainda bem, pois não nos falta.
Sediada em Lyon, a Vivlio é uma empresa de dimensão humana que conta atualmente com cerca de cinquenta colaboradores. A proximidade está no cerne do nosso compromisso.